Convivendo com a rinite

29/12/2019
Quando se fala que alguém tem rinite alérgica significa dizer que essa pessoa está com uma inflamação na cavidade nasal, ou seja, no interior do nariz. Esta inflamação é causada, na maioria das vezes, por alguma substância irritante que foi ou que ainda está sendo inalada, provocando um processo alérgico na região do nariz.

De acordo com a intensidade dos seus sintomas, você poderá ser orientado por seu médico a usar medicamentos que o farão se sentir bem melhor!

O Brasil está entre os países com o maior número de pessoas com rinite alérgica. Um estudo muito importante mostrou que quase 30% dos adolescentes e crianças em idade escolar apresentam sintomas relacionados à rinite alérgica.

A rinite alérgica costuma ter duas fases: uma fase muito rápida, minutos após o contato do nariz com alguma substância alérgica, e uma fase mais tardia, que começa pelo menos quatro horas depois, caracterizada por um forte processo inflamatório. Durante a primeira fase, ocorrem liberação de histamina, a substância responsável pelos espirros, coriza e coceira nasal características das crises de rinite.
Seu médico poderá lhe dar todas as orientações de como amenizar os sintomas!

As crises de rinite podem ser evitadas?

As crises de rinite podem ser evitadas ou diminuídas com algumas medidas simples, mas essenciais:
😩 Evitar contato com fumaça de cigarro.
😩 Permanecer o menor tempo possível em ambientes poluídos, com pouca ventilação ou onde bata pouco sol.
😩 Evitar mudanças bruscas de temperatura ou ambientes muito frios e úmidos.
😩 Fugir do contato com substâncias ou cheiros irritantes que possam desencadear os sintomas, como perfumes, produtos de limpeza, tintas ou inseticidas.
😩 Evitar o contato com o ácaro, uma das principais causas da rinite alérgica. Para isso, a casa e principalmente os quartos devem ser limpos com frequência. Fique atento, porém ao fato de que vassouras e espanadores de pó apenas espalham o pó. O ideal é usar um pano úmido na limpeza.
😩 No ambiente em que vive a pessoa com rinite devem ser evitados carpetes, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, almofadas e outros objetos que possam acumular poeira.
😩 Devem se evitados também os travesseiros de penas.

Rocha Weber © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora